Ciência da vida 🍃
O Ayurveda é uma medicina reconhecida pela Organização Mundial de saúde, originada na Índia.
Conhecida “Ciência da Vida” e é considerada a grande fonte, a ciência mãe a partir da qual surgiram todas as outras racionalidades médicas do mundo.
Além da medicina, abrange também a espiritualidade, filosofia, práticas físicas e respiratórias, astrologia, astronomia, culinária, dentre outras práticas que visam alcançar a plenitude holística de um indivíduo, na vertente da mente, corpo, espiritual e social.
A origem do Ayurveda remonta há 5000 anos, quando a escrita ainda não tinha sido desenvolvida.
Acredita-se que o conhecimento védico foi transmitido cognitivamente ou adquirido através da meditação. Tais conhecimentos foram recebidos por sábios profetas, os rishis, que viviam nas regiões mais distantes do Himalaia, no norte da Índia.
A sabedoria dos Rishis – que abrangia o Ayurveda, o yoga e a meditação – era transmitida oralmente de mestre para discípulo, num período da história onde ainda não existia a escrita, por isso era preservada em poesia sânscrita, o compasso da melodia e a entonação tornavam os versos oralmente memorizáveis.
Posteriormente, estes conhecimentos, chamados de VEDAS, foram transferidos da tradição oral para a tradição escrita na medida que os registos de escrita foram evoluindo, inicialmente em cascas de árvores (semelhante aos papiros), depois em pedras, placas de cobre e por fim, nos livros. E ao longo desse processo foram inseridos outros conhecimentos a respeito da vida e da espiritualidade.
Entendemos que tudo no universo é uma combinação dos três gunas: Satta, Rajas e Tamas:
Sattva é a energia que rege o equilíbrio, é a qualidade mais elevada de luz, harmonia, virtude, felicidade, clareza e inteligência
Rajas é a qualidade do movimento, da distração, da turbulência e da atividade
Tamas é a qualidade da inércia, da escuridão, da deterioração, do repouso a fim de possibilitar a regeneração.